Ortoqueratologia

A Ortoqueratologia é a ciência que estuda a modificação da superfície da córnea através de lentes de contacto terapêuticas de uso nocturno, com o objectivo de proporcionar uma visão nítida ao paciente sem a necessidade do uso de qualquer auxiliar óptico.

Em 2002, a Food and Drug Administration (FDA) aprovou o Tratamento Refractivo da Córnea (CRT) como um meio não cirúrgico de diminuição da progressão da miopia e do astigmatismo. O Tratamento CRT utiliza lentes especiais, permeáveis ao gás, que actuam durante o sono exercendo o Tratamento Refractivo sobre a superfície da córnea, oferecendo deste modo uma visão nítida, sem necessidade de utilização de óculos ou lentes de contacto.

Ao acordar quando se retiram as lentes de contacto terapêuticas, a córnea faz com que os raios luminosos foquem sobre a retina oferecendo uma Visão natural durante todo o dia.

A Zona Óptica fornece aos seus pacientes um departamento de Ortoqueratologia com técnicos especializados e certificados pela Paragon Vision Sciences, líder de mercado no tratamento da miopia e astigmatismo.

Breve história da Ortoqueratologia

A Ortoqueratologia tem vindo a evoluir desde a década de 60 até aos dias de hoje. No passado, a redução da miopia estava limitada a -1.00 ou -2.00 dioptrias, o tratamento era longo e os seus efeitos tinham pouca duração. Era um processo de difícil previsão e instável, por isso, o número de lentes de contacto de teste era grande o que tornava o processo lento e dispendioso.

Os primeiros modelos de lentes de geometria inversa tornaram a redução da miopia mais previsível e eficaz.

A Paragon CRT é o primeiro desenho de lente terapêutica aprovado pelo FDA para o Tratamento Refractivo da Córnea, que permite a redução temporária da miopia e do astigmatismo.

Paragon Vision Sciences, o fabricante das lentes de contacto Paragon CRT, recebeu a aprovação final a 13 de Junho de 2002. Esta aprovação foi o culminar de um estudo clínico extenso, onde foram incorporados os recentes avanços no mapeamento computadorizado da córnea, na fabricação computadorizada e nos materiais das lentes de contacto. Este estudo teve como objectivo determinar a segurança e eficácia das lentes de contacto de uso nocturno para modificação da superfície corneana.

Zona Óptica – Cuidamos dos seus olhos

Marcar Consulta